Vamos falar de um outro assunto muito sério.

Vamos falar de um outro assunto muito sério.

Hello guys!

Como o titulo já diz, esse é com toda certeza um assunto delicado para se tratar atualmente. Buscamos constantemente a igualdade e a união de todas as raças, credos e ideais. Porém, o COVID-19 fez com que o medo gerasse um novo inimigo para combatermos todos juntos.

Uma pandemia de tais proporções gera xenofobia, como já vimos em diversos casos no Brasil e no mundo.

Xenofobia – substantivo feminino

Desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país; xenofobismo.

Em um metrô no Rio de Janeiro, por exemplo, uma mulher xingou uma brasileira com traços asiáticos, leia aqui. No Reino Unido espancaram um aluno de intercâmbio de Singapura, e por ai temos uma infinidade de casos pelo mundo. É um momento critico onde devemos demonstrar empatia ao nosso próximo e não deixar o medo sem sentido ou fundamento tomar conta.

Isso não é só de agora. Já vimos durante a Peste Negra na Europa no século XIV, diversas cidades se fecharam a estrangeiros e até perseguiram, baniram e mataram moradores “indesejáveis”.

Brasileiros na África sentiram isso na pele recentemente como foi o caso da Rachel, que infelizmente morreu de malária no Quênia após abandono médico por medo do coronavírus.  Um grupo de brasileiros ficou confinado dentro dos carros em um acampamento na Costa do Marfim. “Para muitos aqui, nós somos o vírus”, diz turista que integra grupo retido em quarentena. Leia a reportagem aqui.

Uma viagem após a pandemia poderá ter alguns casos assim. Então temos que nos unir e não sucumbir ao medo coletivo que muitas vezes nos torna irracionais, juntos vamos ganhar o mundo, juntos vamos realizar nossos sonhos, juntos vamos vencer não só o COVID-19, mas também todas as diferenças entre povos.

Existem dois passos muito importantes para que isso tudo seja superado (caso infelizmente se depare com tal situação), as pessoas dizem que “nem tudo são flores”, acredito que está na hora de começar a plantar um jardim na beira do caminho, então!

O primeiro passo pode não parecer fácil, ele depende exclusivamente de você! Qual é? É bem simples: Confie em si mesmo!

Parece uma ideia utópica falando dessa forma, mas se pararmos para pensar, os casos de xenofobia pelo mundo atacam diretamente nossa mente, nos desanimando e assustando. Nesse primeiro passo eu gostaria que você parasse um momento e pensasse em toda a sua trajetória até lá, não foi fácil e muitos chegam a desistir… Mas você não, você foi até o fim e conseguiu conquistar o tão sonhado intercâmbio, você deu duro por isso, se preparou por meses, estudou dias e noites para aprender a língua, investiu, enfim, você deu o melhor de si nisso tudo.

A base do pensamento xenofóbico é de que estrangeiros deveriam “voltar para a sua terra, voltar para a sua casa”, pensamento extremamente defasado e desatualizado. Você saiu da sua zona de conforto e agora o mundo é sua casa, nós da L4U temos essa missão de tornar o mundo seu lindo campo florido, lembre-se sempre “Lar é onde seu coração esta”, então, como alguém pode te dizer que você não pode estar em tal lugar, se você seguiu todas as regras para ter esse direito?

Mantenha sua mente sempre firme e positiva, tire o foco do “outro”, você nunca vai poder controlar o que ele pensa, mas você tem total controle do como vai lidar com as situações, como evitá-las ou simplesmente como isso vai te afetar. Não se deixe abalar, pessoas ruins existem, mas a contrapartida de pessoas boas sempre vai ser muito maior!

Dessa forma você também pode acabar ensinando uma lição muito preciosa ao próximo sobre essa questão e que estreitar essas barreiras aos poucos é algo bom. Seja sempre a “força motivadora”, afinal, um pedacinho de você sempre fica para trás em uma viagem, seja uma lembrança, um conhecimento e claro as experiências (então que estas sejam ótimas).

Então vamos fazer um checklist das boas praticas?

  • Evite situações desnecessárias, como dizem “Quando um não quer, dois não podem”. Como diria um grande amigo meu, faz a “egípcia”, faça o necessário e siga seu caminho com a mente inabalável.
  • Agir de forma positiva pode mostrar que as diferenças culturais podem sim ser boas para qualquer país.
  • Independente do lugar no mundo, sempre existiram pessoas extremistas (infelizmente), entenda seu valor na sociedade e o valor dos seus sonhos, tenho certeza que isso é muito mais valioso que qualquer preconceito!

Um outro fator indispensável é entender sobre a cultura das cidades onde se esta indo, é fato que algumas podem ser mais antigas e com maior aglomeração de alguns grupos. Mas nesse sentido relaxa, nossa equipe de consultores da L4U esta extremamente preparada para te ajudar a encontrar o melhor destino. Tudo sempre será pensado para que você tenha a melhor experiência da sua vida!

E você? Como anda lidando com tudo isso, já começou a blindar sua mente para se tornar inabalável até em possíveis adversidades? Conhece algum caso do tipo ou já presenciou? Conta aqui para a gente!

See you guys, bye!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *