Frohe Ostern!

Frohe Ostern!

Hello, everybody! Como vocês estão hoje?
Eu estou ótima como sempre, não tenham duvidas disso! Afinal, hoje é sexta-feira santa, o que indica que é feriado, logo quer dizer que um outro feriado muito amado por todos nós está logo aí! E é claro que estamos falando da Páscoa, meus caros prováveis amantes de chocolate!

Enquanto vocês leem isso, provavelmente eu vou estar beeeeem longe, pois essa data que se aproxima é uma data perfeita para pegar a estrada e rever parentes queridos, reunir os amigos e descansar a cabeça (claro que com toda a segurança do mundo, nada de esquecer os cuidados para manter a Covid-19 bem longe das suas pessoas). E isso me lembra do tema que decidi escrever hoje.

Normalmente eu falaria sobre a história do feriado (que já conhecemos muito bem desde a época da escola) e me aprofundaria sobre como ele é comemorado pelo mundo, afinal existem infinitas formas de fazer isso como na India, por exemplo, que tem o festival das cores, mas durante minhas pesquisas aprofundadas sobre o mundo eu encontrei a coisa mais fofa e com um sentimento aconchegante de família lá na Alemanha.

Vamos por partes. Primeiramente vou explicar como o feriado acontece e depois partilhar com vocês o que encontrei!
Como vemos aqui, lá tudo começa na sexta-feira santa (ou sexta-feira da paixão) que é chamada de Karfreitag, após isso é comemorado a Páscoa no domingo, porém na Alemanha temos um dia a mais de feriado sendo chamado de Ostermontag ou “segunda de páscoa” (parece que eles gostam de adicionar esses dias extras nos feriados).

Igual ao Natal, na Alemanha existe o costume de se decorar as casas, então não é incomum você passar por um lindo jardim decorado com lindos ovinhos decorados (podem ser comprados hoje em dia, porém a tradição ensina que devem ser feitos com a família, usando a casca de ovos de galinha).

Mesmo que com o tempo esses ovos clássicos feitos a mão foram diminuindo, ainda existem aqueles que não deixam essa linda tradição morrer. Se estiver pela Alemanha e dar de cara com uma senhora idosa, tenha certeza que ela ainda guarda pelo menos um ovo que seu filho adulto fez quando pequeno.

E falando em tradições que idosos fofos guardam com carinho, hoje te apresento o fofo Volker Kraft.
Volker começou essa brincadeira em 1965, onde decorava as árvores em frente da sua casa em Saalfeld e uma quantidade de ovos que não passava dos 20, sua coleção hoje chega aos 10 mil ovos. Hoje, sua linda macieira se tornou um ponto turística na cidade, afinal a 56 anos ela torna a cidade mais linda e mantém viva essa tradição.

Todo o trabalho começa duas semanas antes do feriado, onde sua família trabalha arduamente para tornar a árvore a mais linda da região, após usar os moldes de plásticos, evoluíram o trabalho para ovos normais, ovos “reciclados” usados em receitas, por exemplo.

É possível ver ovos de crochê ou com pinturas metalizadas em padrões com cores ouro e prata, também é possível ver ilustrações de animais em alguns e sempre feitos a mão. O sonho de Volker nasceu, quando em 1945, viu uma linda árvore pascal e se apaixonou, decidindo que teria uma tão bonita quanto aquela.

Caso esteja dando uma volta em sua cidade que se encontra na região que antes fazia parte da antiga Alemanha oriental, na época de páscoa, é claro, não se esqueça de passar lá e dar uma olhadinha. Para conhecer o lugar não é cobrado valor algum, mas se quiser levar para casa um dos lindos ovos feitos a mão pela família de Volker, eles podem ser adquiridos por 5 euros cada!

Bem, meus caros amigos, espero que todos tenha gostado de conhecer não só um pedacinho da tradição alemã, mas também esse gentil senhor muito talentoso!
Vejo vocês por aí, meus caros amigos, bye!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *